DIMORFISMOS SEXUAIS DE ORIGEM CARDÍACA NO CURRÍCULO DO FORRÓ ELETRÔNICO
Resumo
O forró eletrônico é um currículo cultural que divulga imagens, saberes, verdades e significados sobre modos de ser e estar no mundo. Busca-se aqui problematizar a subjetividade forrozeira como uma construção indissociável das articulações entre corpo, gênero e sexualidade suscitadas pelo currículo do forró eletrônico. Considerando que nesse currículo o corpo é pensado por meio das partes que o constituem, elege-se o coração como foco de análise, uma vez que nas sociedades ocidentais tal órgão dá coerência à vida psíquica de qualquer indivíduo. Com base nos estudos do francês Michel Foucault, são analisados alguns fragmentos discursivos em torno do coração que concorrem para a produção da subjetividade forrozeira. Os fragmentos discursivos aqui analisados evidenciam que o “ser forrozeiro” também se funda sobre metáforas corporais e toda uma imagética organicista em torno de suas experiências, sobretudo aquelas que articulam corpo, gênero e sexualidade em torno do coração.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















