PRÁTICAS COTIDIANAS E QUESTÕES CURRICULARES: O ACESSO AOS BENS CULTURAIS E APROPRIAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Autores

  • Rebeca Brandão

Resumo

Este artigo visa discutir questões acerca dos compartilhamentos de conteúdos e bens culturais de variadas maneiras. É o que tem provocado o projeto de pesquisa e extensão intitulado "Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente - o caso do cinema, suas imagens e sons", sob orientação de Nilda Alves. Este projeto, que é baseado na realização de cineclubes com professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas e desenvolvido em dois municípios diferentes, provocou o questionamento acerca das questões que interferem no acesso de praticantespensantes aos bens culturais variados, mas principalmente no caso do cinema e filmes. Com o aporte teórico de Pretto e Serra (1999), busca-se analisar como as práticas de compartilhamento no “ciberespaço” vêm auxiliando as populações a superarem obstáculos espaços-temporais, a partir do que o filme “Cinema Paradiso” (1988) apela quando um projecionista lança as imagens de um filme numa tela em praça pública. Os demais aportes teóricos são Alves (2011) e Certeau (1994) no que se refere às pesquisas nos/dos/com os cotidianos, Machado (2007) e Berino (2010) sobre cinema, e Bakhtin e Voloshinov (1976) acerca da relação entre os praticantespensantes nas tessituras curriculares.

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Como Citar

BRANDÃO, Rebeca. PRÁTICAS COTIDIANAS E QUESTÕES CURRICULARES: O ACESSO AOS BENS CULTURAIS E APROPRIAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 39, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1710. Acesso em: 3 jul. 2024.