AO REDOR DO BAOBÁ: ANOTAÇÕES SOBRE MEMÓRIA E CURRÍCULO NA ROTEIRIZAÇÃO DE UMA IMAGEM (IN)VIZIBILIZADA
Resumo
O presente texto tem como objetivo primeiro proceder a um esforço inicial de roteirização de um documentário sobre narrativas em torno do baobá em Recife/PE. Construímos, para tanto, em diálogo com as próprias narrativas colhidas no âmbito de uma pesquisa sobre o tema, o conceito de circularidade acolhedora; imagem que remete a valores fundantes da cultura e ancestralidade africanas. Sensibilizado, principalmente, pelas teorias de Ernesto Laclau e Paul Ricoeur, procuro delinear, enquanto teço a roteirização do documentário, os elementos constitutivos de um currículo centrado na ação e aprendizagem narrativas. A ausência de fundamento do social, o que remete a uma ontologia do político, nos dá o mote para promover uma analogia entre o caráter aberto da história e do currículo. Mais do que formar indivíduos, classe ou quaisquer outras subjetividades naturalizadas, aponto para uma ação educativa capaz de, através do ajuntamento de histórias, construir espaços férteis aos processos contra-hegemônicos de subjetivação.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















