AO REDOR DO BAOBÁ: ANOTAÇÕES SOBRE MEMÓRIA E CURRÍCULO NA ROTEIRIZAÇÃO DE UMA IMAGEM (IN)VIZIBILIZADA
Resumo
O presente texto tem como objetivo primeiro proceder a um esforço inicial de roteirização de um documentário sobre narrativas em torno do baobá em Recife/PE. Construímos, para tanto, em diálogo com as próprias narrativas colhidas no âmbito de uma pesquisa sobre o tema, o conceito de circularidade acolhedora; imagem que remete a valores fundantes da cultura e ancestralidade africanas. Sensibilizado, principalmente, pelas teorias de Ernesto Laclau e Paul Ricoeur, procuro delinear, enquanto teço a roteirização do documentário, os elementos constitutivos de um currículo centrado na ação e aprendizagem narrativas. A ausência de fundamento do social, o que remete a uma ontologia do político, nos dá o mote para promover uma analogia entre o caráter aberto da história e do currículo. Mais do que formar indivíduos, classe ou quaisquer outras subjetividades naturalizadas, aponto para uma ação educativa capaz de, através do ajuntamento de histórias, construir espaços férteis aos processos contra-hegemônicos de subjetivação.Downloads
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Como Citar
MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de. AO REDOR DO BAOBÁ: ANOTAÇÕES SOBRE MEMÓRIA E CURRÍCULO NA ROTEIRIZAÇÃO DE UMA IMAGEM (IN)VIZIBILIZADA. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 39, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1713. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos
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