Alteridade no futebol: a campanha #somostodosmacacos de Neymar
Resumo
Este trabalho objetiva discutir as representações do racismo no futebol brasileiro, apoiando-se na literatura acadêmica sobre o futebol. Para tanto, toma como objeto a campanha publicitária de Neymar, em 2014, “# somostodosmacacos” e a sua repercussão na mídia, que foi iniciada depois que o jogador Daniel Alves comeu uma banana atirada por um torcedor durante um jogo, no campeonato espanhol. A metodologia adotada é a análise do discurso, inspirada em Foucault, a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor. Os resultados indicam que esta campanha, ao invés de combater o racismo, acaba reafirmando-o, na medida em que se apoia no mito da democracia racial brasileira.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















