História social do jazz segundo Hobsbawm
Resumo
Este texto tem por objetivo esmiuçar a maneira de o historiador marxista inglês Eric Hobsbawm trabalhar as categorias sócias envolvidas na obra História social do jazz. Espera-se conseguir apresentar o "jeito de fazer história" e as características do marxista hobsbawm erudição, extensa documentação e atenção do papel do indivíduo na produção social, transformando natureza através do trabalho manual e intelectual. Rigoroso em seu método, Eric Hobsbawm pode dar-se ao luxo de entregar-se à sua paixão: o jazz. As cerca de 300 páginas transpiram sua predileção pelo tema. Ele, deliberadamente, não é isento, como pode ser comprovado logo na introdução: "este livro é sobre um dos fenômenos culturais mais notáveis do nosso século. Não trata apenas de um certo tipo de música, mas de uma realização extraordinária, um aspecto marcante da sociedade em que vivemos" (p.27) ou ainda "um dos fenômenos mais significativos da cultura mundial do século XX" (p.12).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















