Continuidades e rupturas na crítica historiográfica sobre Caio Prado Júnior (1930-1990)
Resumo
Caio Prado Júnior (1907-1990), intelectual de primeiro relevo do pensamento social brasileiro do século XX, despertou, desde o lançamento de suas primeiras obras, nos anos de 1930, grande interesse na intelectualidade brasileira. Porém, essa intensidade não garantiu uma diversidade interpretativa. Ao contrário, verifica-se uma linha mestra de interpretação compartilhada pelos estudiosos desde a década de 1930 até, pelo menos, meados de década de 1980. Momento de ruptura avaliativa é verificado a partir do final dos anos 80. Com efeito, este artigo discute a trajetória (rupturas e continuidades) e os principais pontos da análises historiografia que têm como objeto Caio Prado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















