O atualismo de Giovanni Gentile e o estado fascista
Resumo
Este artigo procura, de forma sumária, delimitar as raízes filosóficas do atualismo de Giovanni Gentile, buscando relacioná-lo com particular apropriação da dialética hegeliana no interior da corrente neo-idealista italiana. Pretende, ainda, apontar para a noção de "Estado ético", em Gentile, e a relação com seu atualismo, a fim de compreender os pontos de contato entre a noção de Estado e o fascismo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















