Recuperando o fazer dos alunos de 7 a 8 anos: o papel das atividades artísticas
Resumo
O potencial artístico da criança, geralmente, sofre um corte quando ela entra na escola fundamental e passa a ser estimulada mais especificamente para o uso da linguagem escrita. Estimular o potencial artístico é vital para a ampliação da capacidade de interação com o mundo. Este artigo buscou analisar o papel da atividade como intermediária das interações entre as crianças reunidas em grupos que manipulam e brincam com materiais artísticos. A população estudada foi constituída por crianças que cursavam pela primeira vez a primeira série do ensino fundamental e que tinham entre sete e oito anos. Para estabelecermos uma análise comparativa, focamos três grupos distintos constituídos de quatro crianças cada grupo. A cada criança dos grupos foi oferecida uma caixa montada com materiais artísticos. Ao longo de três sessões, elas eram estimuladas a manipular o material e a construir algo. As semelhanças e diferenças entre os grupos foram analisadas sob dois enfoques: das crianças e das mães. Os resultados mostram a importância do material artístico como facilitador no desenvolvimento global da criança, das interações estabelecidas entre elas e o adulto e da importância da formação do adulto que trabalha com a criança.Downloads
Downloads
Publicado
11-11-2016
Como Citar
SILVANO, Rita de Cássia G. M.; EMMEL, Maria Luisa G. Recuperando o fazer dos alunos de 7 a 8 anos: o papel das atividades artísticas. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2721. Acesso em: 18 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.