Questionando a (in)disciplina escolar na tensão modernidade/pós-modernidade
Resumo
Este artigo questiona a (in) disciplina escolar num momento de transição paradigmática. Utilizando as sete dimensões-chave da pós-modernidade propostas por Hargreaves, busca situar as insubordinações, os confrontos com os professores e as relações e episódios de violência na escola (rótulo novo para a indisciplina /incivilidade) que deixam entrever uma das principais incertezas das sociedades contemporâneas: a função integradora em nível social que a escola deve cumprir e sua capacidade para socializar os jovens no marco de valores dialógicos e democráticos.Downloads
Downloads
Publicado
11-11-2016
Como Citar
SOARES, Maria Lúcia de Amorim. Questionando a (in)disciplina escolar na tensão modernidade/pós-modernidade. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2725. Acesso em: 17 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.