Direitos fundamentais do portador do vírus HIV
Resumo
A SIDA, mais conhecida pela sigla AIDS, destrói as defesas do organismo humano, tornando-o vulnerável às doenças oportunistas. Muitas conquistas médicas foram alcançadas, mas uma síndrome para a qual a medicina não encontrará solução é aquela que decorre do medo do contágio, que gera a discriminação, o isolamento, a ocultação, a hipocrisia social, etc. Tais conflitos chegam aos Tribunais, pois os direitos afetados dizem respeito à vida e ao tratamento médico, direito à integridade física, direto à liberdade, direito à integridade moral, direito à procriação, ao pátrio poder e à guarda dos filhos, direito à associação, etc. Há uma gama considerável de crimes definidos no Código Penal e, desse modo, o artigo preocupa-se com delitos perpetrados por não portadores do vírus, como a omissão de socorro descrito no artigo 135, além da discriminação que afeta os direitos dos indivíduos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















