A imagem da natureza na ciência atual: desafios
Resumo
O legado metodológico da Ciência Moderna, nos seus princípios fundamentais, revela-se inibidor do processo de conhecimento humano. Esta premissa, constatada historicamente, caracteriza a imagem de natureza herdada da revolução Científica Moderna: previsível, calculável e altamente sustentável. Tal caracterização afronta a imagem de natureza passível de construção a partir das descobertas físicas contemporâneas, que evidenciam, em contraste: a imprevisibilidade, a probabilidade e a incerteza. O presente artigo pauta-se na perspectiva da necessidade de um ambiente epistemológico apto à consideração das características, aparentemente contraditórias, reveladas pela atual imagem da natureza; e encontra na Filosofia da Ciência capacidade dialógica suficiente para suportar a reelaboração e sustentar o progresso do conhecimento humano.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















