O desemprego estrutural no Brasil na década de 90
Resumo
Este artigo estuda a taxa estrutural de desemprego, entendida como a tendência determinística da Taxa de Desemprego Total ajustada sazonalmente - TDTS, para mostrar as várias mudanças estruturais que esta taxa sofreu no período compreendido entre janeiro de 1985 e dezembro de 1999. Estas mudanças no patamar (tanto do nível quanto da taxa de crescimento da tendência), na taxa estrutural de desemprego estariam associadas, de um lado, as questões conjunturais decorrentes da administração dos planos macroeconômicos de estabilização (administração da taxa de juros e de câmbio) para manter a estabilidade dos preços e a atratividade do mercado financeiro. De outro lado, a políticas estruturais, como abertura comercial, o que obrigou o setor industrial a ser reestruturar a fim de ganhar competitividade. Este conjunto de políticas conjunturais e estruturais tem criado sinergias para manter uma taxa de desemprego crescendo persistentemente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















