Complexidade e teoria econômica
Resumo
Este artigo tem como objetivos: a) delinear idéias básicas subentendidas no estudo de ambientes econômicos denominados complexos; b) examinar em que tal abordagem se revela como alternativa metodológica à teoria econômica mainstream. Na análise formal, complexidade denota alguma coisa bem diferente de algo complicado ou difícil de analisar. Um sistema é dito complexo quando exibe algum tipo de ordem resultante das interações de muitos agentes heterogêneos, havendo feedbacks positivos, retornos crescentes e adaptação contínua. Entre as implicações desses pressupostos temos: a) evolução versus steady-state; b) não-linearidade; c) path dependence.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















