Identidade e participação:

apontamentos sobre a experiência política das ocupações secundaristas de 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2017v43n1p113-133

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre democracia, cidadania e identidade em um contexto de mundialização da cultura, abordando, a partir da problematização de alguns paradigmas das Ciências Sociais, a especificidade de tais questões no contexto político brasileiro. Trata-se, mais especificamente, das relações entre Estado e participação política durante as ocupações de escolas promovidas pelos secundaristas do Estado de São Paulo em 2015, passando, ainda, pelas chamadas Jornadas de Junho de 2013. Atenta-se à postura vertical adotada pelo governo paulista, ao determinar a “reorganização escolar”, e a contrapartida dos estudantes, através do movimento de ocupação ao longo de mais de dois meses no final do referido ano. A articulação das ocupações foi engendrada com base no emprego de “redes sociais”, na organização horizontal e autonomista do espaço escolar e na tentativa de diálogo com o governo; sua análise evidencia uma significativa possibilidade de participação política.

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Publicado

18-08-2017

Como Citar

PEROZZI DA SILVEIRA, Bruno; BEDÊ BARBOSA, Luiza; DO VALLE, Maria Ribeiro; GUSMÃO GIMENES ROMERO, Sérgio Luiz. Identidade e participação:: apontamentos sobre a experiência política das ocupações secundaristas de 2015. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 43, n. 1, 2017. DOI: 10.22484/2177-5788.2017v43n1p113-133. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3007. Acesso em: 3 jul. 2024.