Comunicação e educação na (re)construção imagética de um Nordeste plural
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2018v44n1p91-108Resumo
A pesquisa aborda como a construção imagética do Nordeste contribui para o estabelecimento de estereótipos fortalecidos no meio social pelos elementos apresentados nas narrativas audiovisuais e o papel educativo da escola nos processos de (re)construção desses estigmas. Para tanto, são analisados fatores históricos da constituição desses discursos, no Brasil, considerando as formas caricatas e a propagação simbólica acerca da imagem de uma nordestinidade única e homogênea. Isso tudo, observando como o sistema representacional simbólico – que vai além das divisões geográficas em que os sujeitos estão inseridos – apresenta as raízes nordestinas anacrônicas, frequentemente aproximadas do lugar-comum icônico e distanciadas da hipermodernidade e dos ambientes tecnologizados. Assim, a pesquisa traz reflexões sobre como os espaços educativos podem ser apropriar dessas produções a fim de (re)apresentar o Nordeste como espaço múltiplo e plural, em prol de uma compreensão holística dos sujeitos.
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