A Geografia da Televisão e suas Trocas Simbólicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n2p373-386

Resumo

Diante da constatação de que no espectro eletromagnético a distribuição dos sinais para transmissões de rádio e TV não acompanha outras formas oficialmente utilizadas nas divisões administrativa, política e territorial do espaço no país, esta pesquisa, ainda em fase inicial, tem como objetivo compreender como se dão as trocas simbólicas entre Sorocaba e Jundiaí, cidades médias que nunca tiveram laços entre si, mas foram unidas pela geografia da televisão. Utilizando-se de metodologia empírico-teórica, tomando como referência a teoria social da mídia de John Thompson e a ressignificação dos espaços geográficos de Milton Santos, o estudo busca identificar qual visibilidade o local ganha na programação da maior rede de televisão do Brasil e como isso repercute nas relações entre sorocabanos e jundiaienses.  Os resultados a serem alcançados podem permitir entender as novas relações entre as duas cidades cerca de duas décadas depois de elas terem se ligado pela televisão

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Publicado

12-12-2019

Como Citar

GONÇALVES, Julio Cesar; ROVIDA, Mara. A Geografia da Televisão e suas Trocas Simbólicas. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 45, n. 2, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2019v45n2p373-386. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3756. Acesso em: 3 jul. 2024.