A Geografia da Televisão e suas Trocas Simbólicas
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n2p373-386Abstract
Diante da constatação de que no espectro eletromagnético a distribuição dos sinais para transmissões de rádio e TV não acompanha outras formas oficialmente utilizadas nas divisões administrativa, política e territorial do espaço no país, esta pesquisa, ainda em fase inicial, tem como objetivo compreender como se dão as trocas simbólicas entre Sorocaba e Jundiaí, cidades médias que nunca tiveram laços entre si, mas foram unidas pela geografia da televisão. Utilizando-se de metodologia empírico-teórica, tomando como referência a teoria social da mídia de John Thompson e a ressignificação dos espaços geográficos de Milton Santos, o estudo busca identificar qual visibilidade o local ganha na programação da maior rede de televisão do Brasil e como isso repercute nas relações entre sorocabanos e jundiaienses. Os resultados a serem alcançados podem permitir entender as novas relações entre as duas cidades cerca de duas décadas depois de elas terem se ligado pela televisão
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