Os aspectos negativos do método positivista na pesquisa das ciências sociais
Resumo
O objetivo fundamental do texto é identificar e analisar os aspectos negativos do emprego do método na pesquisa das ciências sociais. A aurora caracteriza de maneira sintética, clara e articulada como o pressuposto fundamental do positivismo - de que as leis que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais -, induz o pesquisador a perceber a sociedade como uma totalidade onde reina uma harmonia semelhante à da natureza. O texto procura demonstrar como, essa concepção teórico-metodológica pode transformar o sujeito social em objeto, em fetiche, e como, ao propor a neutralidade da ciência e buscar a regularidade, a comensurabilidade dos fatos observados reifica o conhecimento e a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















