Amado Nervo e a Quarta Dimensão
Resumo
A cultura brasileira, no sentido amplo, apresenta-se ausente da linguagem não-euclidiana; mesmo no sentido restrito, há uma rarefação de cursos de geometrias não-euclidianas ao nível do terceiro grau. O célebre Amado Nervo, já em 1917, escreveu um ensaio sobre a quarta dimensão, com apreciável fundamento matemático - até surpreendente. O presente artigo traça um breve perfil do autor que permite caracterizá-lo como pessoa, ainda que escassamente. Discorre também brevemente sobre a situação da Física na época, que provocara um maior interesse nas geometrias não-euclidianas. O ensaio de Amado Nervo aborda tópicos de quarta dimensão de modo exclusivamente matemático. As inferências filosóficas do autor nem sempre são, entretanto, sequer racionais. Isto seria esperado de um poeta, mas não o interesse pelo assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















