A mulher sorocabana na Revolução Constitucionalista de 32
Resumo
O artigo destaca a importância de se desenvolver uma pesquisa sobre a participação feminina na Revolução Constitucionalista de 1932. Em Sorocaba, como em outras regiões do Estado, a mulher teve um papel fundamental no suporte e amparo àqueles que se encontravam no “front”. Elas estrategicamente apoiaram moralmente a Revolução, incentivando os homens a tornarem-se combatentes e criaram uma infra-estrutura capaz de atender os soldados em trânsito, alimentando-os, fardando-os, etc... Auxiliaram na manutenção da ordem, colaboraram em campanhas de donativos, foram enfermeiras e até substituíram os operários no manejo de máquinas industriais. O artigo lista algumas dessas heroínas e suas atividades na Sorocaba de 1932.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















