Manchester Paulista X Moscou Brasileira
“pitos” e apitos na relação de trabalho entre o operariado e a burguesia no início do século XX
Resumo
As relações sociais no começo do século XX, em Sorocaba, sempre foram apresentadas em crônicas e artigos de maneira bucólica. A ideologia do trabalho garantiu a patrões homenagens em ruas, praças e monumentos, como os construtores da Manchester Paulista. Este artigo pretende apresentar o operariado na luta pela manutenção de sua força de trabalho e de como o apito era a voz do patronado ecoando pela cidade. A Moscou Paulista ou Brasileira foi relegada a segundo plano pela ideologia dominante. Ao operariado restou o anonimato do trabalho seriado e alienante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















