Avaliação da qualidade da água do Rio Sorocaba por meio de alguns grupos bacterianos indicadores de contaminação de origem fecal

Autores

  • Gláucia Cristina Ribeiro PUC
  • Marcela Pelegrini Peçanha Universidade de Sorocaba
  • Maria Elisa Zuliani Maluf PUC - Sorocaba

Resumo

A avaliação da qualidade da água do rio Sorocaba foi estudada a partir de sua análise em quatro pontos de coleta situados à represa de Itupararanga, ponte de Pinheiros, ponte do Pinga-Pinga e Parque São Bento, a montante da estação de captação do SAAE. Em cada ponto foram realizadas 4 coletas, sendo estas distribuídas no período de fevereiro a outubro de 1995. A caracterização sanitária da água foi determinada pelos seguintes parâmetros: O.D., pH, Condutividade, temperatura, bactérias heterotróficas, coliformes totais, coliformes fecais e estreptococos fecais. Os locais de coleta situados no perímetro urbano apresentaram níveis preocupantes de contaminação. Nossos dados indicam, portanto, a urgência na implantação do tratamento de esgotos no município de Sorocaba. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-02-2021

Como Citar

RIBEIRO, Gláucia Cristina; PEÇANHA, Marcela Pelegrini; MALUF, Maria Elisa Zuliani. Avaliação da qualidade da água do Rio Sorocaba por meio de alguns grupos bacterianos indicadores de contaminação de origem fecal. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 35–52, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4347. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos