Avaliação da qualidade da água do Rio Sorocaba por meio de alguns grupos bacterianos indicadores de contaminação de origem fecal
Resumo
A avaliação da qualidade da água do rio Sorocaba foi estudada a partir de sua análise em quatro pontos de coleta situados à represa de Itupararanga, ponte de Pinheiros, ponte do Pinga-Pinga e Parque São Bento, a montante da estação de captação do SAAE. Em cada ponto foram realizadas 4 coletas, sendo estas distribuídas no período de fevereiro a outubro de 1995. A caracterização sanitária da água foi determinada pelos seguintes parâmetros: O.D., pH, Condutividade, temperatura, bactérias heterotróficas, coliformes totais, coliformes fecais e estreptococos fecais. Os locais de coleta situados no perímetro urbano apresentaram níveis preocupantes de contaminação. Nossos dados indicam, portanto, a urgência na implantação do tratamento de esgotos no município de Sorocaba.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















