MÍDIA E CONSUMO NA PRODUÇÃO DA INFÂNCIA PÓS-MODERNA
Resumo
Neste artigo, considera-se que vivenciamos um estado da cultura – com implicações contundentes da mídia e do consumo – que tem produzido determinados modos de ser sujeito na contemporaneidade que optamos por nomear de “sujeitos pósmodernos”. Para dar visibilidade aos sujeitos escolares pós-modernos, realizam-se três movimentos teórico-metodológicos. No primeiro deles, desencadeia-se uma discussão sobre o termo “pós-moderno”. No segundo, mapeia-se, minimamente, a “condição cultural pós-moderna” no que tange aos aspectos relacionados à mídia e ao consumo. E, no terceiro, visibilizam-se, com base nas pesquisas realizadas, os sujeitos escolares pós-modernos. O percurso investigativo que permitiu colocar em evidência os sujeitos escolares pós-modernos foi composto por visitas e observações em escolas públicas municipais da cidade de Porto Alegre/RS, entre os anos de 2004 e 2007, e em escolas de Educação Infantil na grande Natal/RN, durante o ano de 2009. A investigação incluiu, ainda, a realização de conversas com as crianças e também com professoras, funcionárias e mães, além de registros escritos e fotográficos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-08-2010
Como Citar
MOMO, Mariângela. MÍDIA E CONSUMO NA PRODUÇÃO DA INFÂNCIA PÓS-MODERNA. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/463. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.