História de um autista que viveu no final do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4806

Palavras-chave:

autismo

Resumo

Esta resenha propõe expor como, em forma de romance, com apoio da psicanálise, sob o título: Arthur, um autista no século XIX, a autora expressa uma visão do autismo que se baseia também nas suas experiências profissionais. Escrito pela Professora do Instituto de Psicologia da USP, Maria Cristina Kupfer, que nos traz diante de inúmeras e inenarrável obras de fortíssima relevância sobre o autismo na visão da psicanálise, a obra é protagonizada por Arthur, uma criança dita autista que mora em uma pequena vila chamada Laterre, na França.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Santos, Universidade de São Paulo - USP

Psicanalista.Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade - USP. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sócio desde 2020 e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação em tempos de crise, educação e autoridade; ensino e transmissão. subjetividade da criança autista nos espaços escolares. Atualmente é Editor da Revista Impressa Análises de discurso.

Referências

KUPFER, Maria Cristina. História de um autista que viveu no final do século XIX. São Paulo: Editora Escuta, 2020

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

SANTOS, D. M. A. de A. P. História de um autista que viveu no final do século XIX. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022015, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id4806. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4806. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Resenhas