O DISCIPLINAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O artigo propõe identificar a inserção na escola dos mecanismos disciplinares de vigilância e controle e analisar suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Tem como referencial teórico básico os escritos de Foucault, enquanto teoria de “corpos dóceis”. Procura refletir sobre o aparato disciplinador no cotidiano escolar e quais são as manifestações mais freqüentes desse aparato no que diz respeito à influência do corpo em movimento no processo ensino-aprendizagem. Constata que a vigilância na escola está sendo usada, muitas vezes, em nome da segurança. E os recursos disciplinares estão cada vez mais sutis, tomando o corpo social em sua quase totalidade e generalidade e que, os mecanismos disciplinares usados pela escola não impedem as ações que burlam o disciplinamento. É importante que a escola desenvolva e aprimore um enraizamento de valores, mas não a ponto de impedir e controlar o crescimento individual do aluno, e que o espaço da aprendizagem não fique comprometido, vigiado e controlado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















