Entre jogo e jogador

o jogar como rede constitutiva do sujeito ciborgue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4939

Palavras-chave:

ciborgue, games, pós-humano

Resumo

O objetivo deste artigo é explicitar, a partir da ótica do pós-humano, como se dá a constituição do sujeito no ato de jogar. Como princípio norteador dessa pesquisa, está a pergunta como o jogo conduz jogador de forma a subjetivá-lo. Para isso, o artigo se baseia em um corpo teórico-metodológico composto pelos conceitos de gameplay ético, pós-humano crítico e tecnologias de si. Esses são aplicados na análise de excertos do jogo Detroit: Become Human e de minha experiência enquanto jogador. As considerações finais são de que a constituição do sujeito ciborgue é determinada pelas condições de design do jogo que pode ou não ter as propriedades para interpelar o jogador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AARSETH, Espen. Playing research: methodological approaches to game analysis. Proceedings of DAC. Melbourne: RMIT University, 2003.

BOGOST, Ian. Persuasive games: the expressive power of videogames. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007.

BRAIDOTTI, Rosi. The posthuman. Cambridge: Polity Press, 2013.

CARR, Daine. Methodology, representation and games. Games and culture, Los Angeles, p. 1-17, set. 2017.

DETROIT: Become Human. Quantic Dream. Tóquio: Sony Interactive Entertainment, 2018.

FERRANDO, Francesca. Philosophical posthumanism. New York: Bloomsbury Academic, 2019.

FIESER, James. Ethics. In: THE INTERNET Encyclopedia of Philosophy (IEP). [s.l.], 1995. Disponível em: https://iep.utm.edu/ethics. Acesso em: 15 mar. 2021.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FOUCAULT, Michel. Technologies of the Self. In: MARTIN, L.; GUTMAN, H.; HUTTON, P. (org.). Technologies of the self: a seminar with Michel Foucault. Massachusetts: The University of Massachusetts, 1988. p. 16-49.

GRAND THEFT AUTO: San Andreas - Ps2. Rockstar Games. 2018.

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue. In: KUNZRU, Hari; HARAWAY, Donna; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 35-118.

HAYLES, N. Katherine. How we became posthuman: virtual bodies in cybernetics, literatures, and informatics. Chicago: The University of Chicago, 1999.

INFAMOUS: o destino jamais será alcançado. Sucker Punch Prof[duction. Sony. 2009. Trilogia - Jogo eletrônico.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012.

LATOUR, Bruno. Where are the missing masses? The sociology of a few mundane artifacts. In: BIJKER, W.; LAW, J. (eds.). Shaping technology/building society: studies in sociotechnical change. Cambridge: MIT Press, 1992. p. 225–258.

SICART, Miguel. Moral dilemmas in computer games. Design Issues, Cleveland, v. 29, n. 3, p. 28-37, 2013.

SICART, Miguel. The ethics of computers games. Cleveland: The MIT Press, 2009.

STANG, Sarah. This action will have consequences: interactivity and player agency. The International Journal of Computer Game Research, Copenhague, v. 19, n. 1, 2019.

SUPER MARIO WORLD. Nintendo entertainment analysis & development. Nintendo, 1991

THE SIMS. Eletronic Arts, 2000. Jogos eletrônicos.

WASZKIEWICS, Agata. (Trans)humanism and the postmodern identities: The Player in Detroit: Become Human. Acta Humana, [s. l.], v. 9, 2018.

Downloads

Publicado

09-08-2022

Como Citar

KAWANISHI, Paulo; BUZATO , Marcelo El Khouri. Entre jogo e jogador: o jogar como rede constitutiva do sujeito ciborgue. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022005, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id4939. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4939. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.