Entre jogo e jogador

o jogar como rede constitutiva do sujeito ciborgue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4939

Palavras-chave:

ciborgue, games, pós-humano

Resumo

O objetivo deste artigo é explicitar, a partir da ótica do pós-humano, como se dá a constituição do sujeito no ato de jogar. Como princípio norteador dessa pesquisa, está a pergunta como o jogo conduz jogador de forma a subjetivá-lo. Para isso, o artigo se baseia em um corpo teórico-metodológico composto pelos conceitos de gameplay ético, pós-humano crítico e tecnologias de si. Esses são aplicados na análise de excertos do jogo Detroit: Become Human e de minha experiência enquanto jogador. As considerações finais são de que a constituição do sujeito ciborgue é determinada pelas condições de design do jogo que pode ou não ter as propriedades para interpelar o jogador.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

KAWANISHI, P.; BUZATO , M. E. K. Entre jogo e jogador: o jogar como rede constitutiva do sujeito ciborgue. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022005, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id4939. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4939. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade