Formação potencialmente lúdica
um diálogo possível com a educação
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4941Palavras-chave:
formação docente, ludicidade, educaçãoResumo
Este artigo potencializa uma discussão sobre a formação lúdica, aprofundando conceitualmente a ludicidade. Teve como objetivo contribuir para ampliarmos nossos conhecimentos a respeito das concepções de ludicidade e a formação lúdica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, realizada em Amargosa-Bahia, contando com a participação de quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas através do Google meet, no ano de 2020 e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Ficou evidente que as professoras concebem a ludicidade como estando relacionadas a jogos e brincadeiras e possuem insegurança para caracterizar a formação lúdica, porém expõe que esta deve ter caráter utilitarista para auxiliar na sua prática. Assim, concebemos que a formação potencialmente lúdica traz inovação e reverbera numa qualidade educacional e deve ser componente da formação.
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