Formação potencialmente lúdica

um diálogo possível com a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4941

Palavras-chave:

formação docente, ludicidade, educação

Resumo

Este artigo potencializa uma discussão sobre a formação lúdica, aprofundando conceitualmente a ludicidade. Teve como objetivo contribuir para ampliarmos nossos conhecimentos a respeito das concepções de ludicidade e a formação lúdica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, realizada em Amargosa-Bahia, contando com a participação de quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas através do Google meet, no ano de 2020 e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Ficou evidente que as professoras concebem a ludicidade como estando relacionadas a jogos e brincadeiras e possuem insegurança para caracterizar a formação lúdica, porém expõe que esta deve ter caráter utilitarista para auxiliar na sua prática. Assim, concebemos que a formação potencialmente lúdica traz inovação e reverbera numa qualidade educacional e deve ser componente da formação.

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Biografia do Autor

Rafaela Sousa Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Psicopedagoga (FAVENI), Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pesquisadora do GRIFO- Grupo de Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Políticas Púbicas (UFRB).  Integrante do Gupo de Pesquisa- Concepções de ludicidade na formação inicial em Pedagogia: a perspectiva formativa em duas Instituições de Ensino Superior-(UFRB´-UESB).

Lúcia Gracia Ferreira , UFBA\UESB\UFRB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

13-12-2022

Como Citar

GUIMARÃES, Rafaela Sousa; FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação potencialmente lúdica : um diálogo possível com a educação. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022018, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id4941. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4941. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade