Deserto de notícias

um olhar sobre a diferença de oferta midiática entre grandes centros urbanos e pequenas cidades no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4955

Palavras-chave:

geografia da mídia, deserto de notícia, cidades

Resumo

O artigo propõe uma análise sobre a dinâmica de distribuição midiática jornalística nos municípios paranaenses, a partir da organização capitalista do espaço e das dinâmicas de desigualdades sociais na organização da cidade e no acesso aos direitos constitucionais. Usando dados da base do Projor (2019) sobre desertos de notícias no país, podemos observar a indicação de uma relação da oferta e abrangência geográfica dos veículos produtores de notícia nos 399 municípios do Paraná com a incidência populacional e de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esta centralidade cria um mapa de distribuição desproporcional de produção de notícia no estado, o que pode resultar em uma consequente disparidade de cobertura noticiosa e a promoção de um cenário de invisibilização da informação local, fundamental para o exercício da cidadania, quer seja no processo eleitoral, quer seja na capacidade de percepção de direitos e organização por cobranças da efetivação destes direitos por parte do poder público.

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

RIBEIRO, A.; LÁZARO FERREIRA BARROS JÚNIOR, J. Deserto de notícias: um olhar sobre a diferença de oferta midiática entre grandes centros urbanos e pequenas cidades no Paraná. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022011, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id4955. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4955. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos