Deserto de notícias

um olhar sobre a diferença de oferta midiática entre grandes centros urbanos e pequenas cidades no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4955

Palavras-chave:

geografia da mídia, deserto de notícia, cidades

Resumo

O artigo propõe uma análise sobre a dinâmica de distribuição midiática jornalística nos municípios paranaenses, a partir da organização capitalista do espaço e das dinâmicas de desigualdades sociais na organização da cidade e no acesso aos direitos constitucionais. Usando dados da base do Projor (2019) sobre desertos de notícias no país, podemos observar a indicação de uma relação da oferta e abrangência geográfica dos veículos produtores de notícia nos 399 municípios do Paraná com a incidência populacional e de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esta centralidade cria um mapa de distribuição desproporcional de produção de notícia no estado, o que pode resultar em uma consequente disparidade de cobertura noticiosa e a promoção de um cenário de invisibilização da informação local, fundamental para o exercício da cidadania, quer seja no processo eleitoral, quer seja na capacidade de percepção de direitos e organização por cobranças da efetivação destes direitos por parte do poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.

BARROS, Janaina Visibeli. Meios de comunicação na territorialização do capital. Matrizes, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 261-287, maio/ago., 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=143066518015. Acesso em: 21 fev. 2022.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

BUCAY, Yemile. America’s growing news deserts. Portal da Columbia Journalism Review. 2017. Disponível em: https://www.cjr.org/local_news/american-news-deserts-donuts-local.php. Acesso em: 22 jan. 2022.

CHOMSKY, Noam; HERMAN, Edward S. A manipulação do público: política e poder econômico no uso da mídia. São Paulo: Futura, 2003.

COHN, Gabriel. Sociologia da comunicação: teoria e ideologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FORNÄS, Johan. Media passages in urban spaces of consumption. In: JANSSON, André; FALKHEIMER, Jesper (org.). Geographies of communication: the spatial turn in media studies. Suécia: Nordicom, 2006.

GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teoria do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HUNTER, Allice. Mapa do IDH do Paraná. Dezembro de 2018. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Paran%C3%A1_por_IDH-M#/media/Ficheiro:Mapa_do_IDH_do_Paran%C3%A1_(2010).svg. Acesso em: 22 jan. 2022.

IBGE. Sinopse do Censo Demográfico, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49230.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Paris: Anthropos, 2000.

LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

McCOMBS, Maxwell. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PROJOR. Atlas da notícia: mapeando o jornalismo local no Brasil. Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), 2019. Disponível em: https://www.atlas.jor.br/desertos-de-noticia/. Acesso em: 05 maio 2021.

ROSCOE, Beatriz. Internet é principal meio de informação para 43%: TV é mais usada por 40%. PODER360, 2021. Disponível em: https://www.poder360.com.br/midia/internet-e-principal-meio-de-informacao-para-43-tv-e-preferida-de-40/. Acesso em: 22 jan. 2022.

SANTOS, Milton. O espaço da cidadania e outras reflexões. Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011.

SANTOS, Milton. Classificação funcional dos jornais brasileiros: as regiões jornalísticas (1955). Noticiários da Rede Alcar, [S.l.], ano 7, n. 83, nov. 2007. Disponível em: http://www2.metodista. br/unesco/rede_alcar/Rede_Alcar_83/serie_imprensa.htm. Acesso em: 05 maio 2021.

SINGER, Paul. Economia política da urbanização. São Paulo: Contexto, 1998.

Downloads

Publicado

19-11-2022

Como Citar

RIBEIRO, Alexsandro; LÁZARO FERREIRA BARROS JÚNIOR, José. Deserto de notícias: um olhar sobre a diferença de oferta midiática entre grandes centros urbanos e pequenas cidades no Paraná. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022011, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id4955. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4955. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos