O infotenimento no jornalismo

estudo de caso sobre o programa Greg News

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4969

Palavras-chave:

jornalismo, teorias do jornalismo, infotenimento

Resumo

Com o objetivo de discutir as relações entre jornalismo e entretenimento na sociedade contemporânea, este artigo apresenta resultados de um estudo de caso sobre o programa audiovisual Greg News, autodenominado “noticioso humorístico”. A partir da análise de conteúdo sobre o programa e de uma pesquisa bibliográfica que descortina a contradição histórica constitutiva do campo jornalístico na Modernidade – a polaridade entre cumprir uma função educativa ou uma função de entretenimento –, consideramos que o infotenimento pode ser compreendido como um formato híbrido contemporâneo que funde informação jornalística com entretenimento. O corpus de pesquisa é composto por um recorte dos 14 episódios do programa Greg News (2018), reproduzido no YouTube. O principal resultado do estudo revela que o infotenimento predomina enquanto modelo de narrativa.

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Biografia do Autor

Leonel Azevedo de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio.

Doutor e Mestre em Comunicação (UFRJ).

Jornalista diplomado (UFF).

Coordenador do Curso de Jornalismo (PUC-Rio)

Ex-diretor do Departamento de Comunicação (PUC-Rio)

Júlia Cruz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Curso de Jornalismo (PUC-Rio)

Doutoranda e Mestra em Comunicação (PUC-Rio)

Jornalista diplomada (UFF)

 

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Publicado

05-12-2022

Como Citar

AGUIAR, Leonel Azevedo de; CRUZ, Júlia Fatima de Jesus. O infotenimento no jornalismo: estudo de caso sobre o programa Greg News. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022017, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id4969. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4969. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos