NARRATIVAS PARA ENSINAR-APRENDER A AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS

Autores

  • Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca
  • Luiza Nakayama

Resumo

Na Amazônia, a relação do homem com a floresta, rios, roçados, ervas e seus usos, entre outros, possibilita a construção de um sistema cultural singular - a cultura amazônica - que tem no ambiente rural, especialmente ribeirinho, sua expressão mais tradicional. Este texto apresenta e discute saberes, dizeres e fazeres próprios da cultura amazônica e oriundos da educação do povo: sem classe de alunos, sem livros e sem professor que, quando considerados, podem servir como referência às praticas inovadoras de educação, especialmente de Educação Ambiental. Nessa perspectiva, a cultura cabocla e a educação do povo, quase sempre, relegadas à condição de inferior, foram analisadas nos seus saberes e práxis e como possibilidade de estabelecer elos entre uma educação da cultura e do ambiente. Neste caminho, as instituições de ensino superior da região são apontadas como importantes lideranças na construção desse processo, especialmente pela oportunidade que têm de congregar parceiros diversos, recursos e conhecimentos acumulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2010

Como Citar

FONSECA, Maria de Jesus da Conceição Ferreira; NAKAYAMA, Luiza. NARRATIVAS PARA ENSINAR-APRENDER A AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/504. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos