NARRATIVAS PARA ENSINAR-APRENDER A AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS
Resumo
Na Amazônia, a relação do homem com a floresta, rios, roçados, ervas e seus usos, entre outros, possibilita a construção de um sistema cultural singular - a cultura amazônica - que tem no ambiente rural, especialmente ribeirinho, sua expressão mais tradicional. Este texto apresenta e discute saberes, dizeres e fazeres próprios da cultura amazônica e oriundos da educação do povo: sem classe de alunos, sem livros e sem professor que, quando considerados, podem servir como referência às praticas inovadoras de educação, especialmente de Educação Ambiental. Nessa perspectiva, a cultura cabocla e a educação do povo, quase sempre, relegadas à condição de inferior, foram analisadas nos seus saberes e práxis e como possibilidade de estabelecer elos entre uma educação da cultura e do ambiente. Neste caminho, as instituições de ensino superior da região são apontadas como importantes lideranças na construção desse processo, especialmente pela oportunidade que têm de congregar parceiros diversos, recursos e conhecimentos acumulados.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















