NARRATIVAS PARA ENSINAR-APRENDER A AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS
Resumo
Na Amazônia, a relação do homem com a floresta, rios, roçados, ervas e seus usos, entre outros, possibilita a construção de um sistema cultural singular - a cultura amazônica - que tem no ambiente rural, especialmente ribeirinho, sua expressão mais tradicional. Este texto apresenta e discute saberes, dizeres e fazeres próprios da cultura amazônica e oriundos da educação do povo: sem classe de alunos, sem livros e sem professor que, quando considerados, podem servir como referência às praticas inovadoras de educação, especialmente de Educação Ambiental. Nessa perspectiva, a cultura cabocla e a educação do povo, quase sempre, relegadas à condição de inferior, foram analisadas nos seus saberes e práxis e como possibilidade de estabelecer elos entre uma educação da cultura e do ambiente. Neste caminho, as instituições de ensino superior da região são apontadas como importantes lideranças na construção desse processo, especialmente pela oportunidade que têm de congregar parceiros diversos, recursos e conhecimentos acumulados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-12-2010
Como Citar
FONSECA, Maria de Jesus da Conceição Ferreira; NAKAYAMA, Luiza. NARRATIVAS PARA ENSINAR-APRENDER A AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/504. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.