Música brasileira de raiz cristã
produção de sentido da música evangélica contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5206Palavras-chave:
comunicação, música cristã contemporânea, produção de sentidoResumo
O artigo busca compreender alternativas no cancioneiro evangélico brasileiro no trabalho artistas que não se identificam com rótulo hegemônico gospel. Termos como “música feita por cristãos” e “música brasileira tecida na esperança” são mobilizados para canções que tratam da vida cotidiana. Busca-se refletir sobre a produção de sentido da canção dos artistas: Marcos Almeida, Estêvão Queiroga e Gerson Borges. A análise da obra dos compositores visa aprofundar a discussão sobre a música evangélica brasileira e fomentar outras formas de compreensão da canção por meio dos usos e apropriações culturais. Os procedimentos metodológicos incluem: análise semiótica (LOTMAN) e a noção de gênero musical (FABBRI) por meio das categorias chamadas anafonias e musemas (TAGG).
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