Música brasileira de raiz cristã

produção de sentido da música evangélica contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5206

Palavras-chave:

comunicação, música cristã contemporânea, produção de sentido

Resumo

O artigo busca compreender alternativas no cancioneiro evangélico brasileiro no trabalho artistas que não se identificam com rótulo hegemônico gospel. Termos como “música feita por cristãos” e “música brasileira tecida na esperança” são mobilizados para canções que tratam da vida cotidiana. Busca-se refletir sobre a produção de sentido da canção dos artistas: Marcos Almeida, Estêvão Queiroga e Gerson Borges. A análise da obra dos compositores visa aprofundar a discussão sobre a música evangélica brasileira e fomentar outras formas de compreensão da canção por meio dos usos e apropriações culturais. Os procedimentos metodológicos incluem: análise semiótica (LOTMAN) e a noção de gênero musical (FABBRI) por meio das categorias chamadas anafonias e musemas (TAGG).

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Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Metodista de São Paulo

Possui Pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP (2015); Doutorado (2003); Mestrado (1994) em Comunicação e Semiótica e Graduação (1987) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista de produtividade em pesquisa-2 do CNPq, docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PósCom) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde 2016.

 

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

BRITO, Deivison; VARGAS, Herom. Música brasileira de raiz cristã: produção de sentido da música evangélica contemporânea . Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023005, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5206. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5206. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

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