O governo da infância no filme Sciuscià

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5244

Palavras-chave:

governo, infância, cinema

Resumo

O presente artigo visa investigar o processo de controle da criança e sua constituição objetiva e subjetiva por meio da análise dos discursos sobre a infância e as práticas de governo da sua conduta no filme Sciuscià de Vittorio De Sica 1946, que retrata das condições da sociedade italiana no pós Segunda Guerra Mundial. Com efeito, evidenciar as estratégias de controle e sujeição da infância pobre nesta conjuntura como forma de produzir um determinado tipo de subjetividade. Apontar os elementos que se constituem em dados de análise (sócio-histórico, personagens, imagens, linguagem cinematográfica, etc.) da investigação, reveladora das concepções de infância.Utilizou-se a metodologia de análise fílmica de Vanoye e Golliot-Lété (2002) e como fonte: estudos bibliográficos, o filme Sciuscià e a revisão fílmica da obra de Vittorio De Sica,  vinculada ao movimento cultural e estético neorrealista. A negligência do papel do Estado é evidenciada e explicitada por meio da política de sujeição nos reformatórios, com suas tecnologias “pedagógicas” de governo da infância sustentadas nos discursos oficiais que concebem a infância como risco social e vítimas da sua própria condição de vítimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Fernandes, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-graduação - Stricto Sensu - Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (IELT) pela Universidade Estadual de Goiás. Possui pós-graduação lato sensu em Educação Infantil e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. 

Veralúcia Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia; Doutora em Educação pela Unicamp. Professora e pesquisadora na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis. Atualmente atua nos cursos de Graduação de Pedagogia, História, Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG/IELT, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: violência, educação, juventude e gênero.

 

 

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

FERNANDES, Isabella; PINHEIRO, Veralúcia. O governo da infância no filme Sciuscià. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023017, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5244. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5244. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.