O design imersivo como experiência da reportagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5349

Palavras-chave:

imersão, jornalismo, reportagem gamificada;

Resumo

O Jornalismo passa por uma problemática fundamental em sua história. De um lado, os formatos tradicionais – jornal impresso, rádio e televisão - trabalham em função de conseguir se manter em um ambiente midiático cada vez mais fragmentado e heterogêneo; por outro lado, os portais, sites de notícias e redes sociais, caracterizam um espaço de democratização de informação em que muitas vozes articulam conteúdos o tempo todo. A fim de analisar esta dinâmica, este estudo provoca uma reflexão acerca da hibridização de conteúdo jornalístico online, a partir da relação entre conceitos pressupostos no campo dos games studies e experiências de grandes reportagens em ambiente digital, os quais evidenciam a necessidade de se observar o agenciamento e interação como um dos elementos que performam a imersão narrativa. 

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Biografia do Autor

Matheus Tagé, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-doutorado em Comunicação na Universidade Estadual Paulista - UNESP. Doutor em Comunicação pela Universidade Anhembi.  É Coordenador do curso de Jornalismo e do curso de Mídias Sociais Digitais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Professor-convidado de pós-graduação da Universidade de São Paulo (Digicorp, ECA - USP). Membro dos grupos de pesquisa: GENEM - Grupo de Estudos sobre Nova Ecologia dos Meios, da UNESP (CNPq); e Narrativas Tecnológicas, da Universidade Anhembi Morumbi (CNPq). Autor do livro ‘Isto não é só Cinema’, e de diversos artigos e capítulos de livros de Comunicação. Fotojornalista e Colunista do Jornal A Tribuna de Santos. Contato: matheustage@gmail.com.

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

TAGÉ, Matheus. O design imersivo como experiência da reportagem . Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023016, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5349. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5349. Acesso em: 24 fev. 2024.

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