TEORIAS DA JUSTIÇA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Resumo
Nos últimos anos, o combate às injustiças sociais no campo escolar, por meio de políticas compensatórias como o sistema de cotas nas universidade públicas brasileiras para afrodescendentes, têm gerado um tenso debate na sociedade, principalmente entre os educadores, pais, alunos e meios de comunicação. Se por um lado há os que defendem que as políticas compensatórias de cotas para os afrodescendentes garantem a inclusão de um segmento historicamente excluído da sociedade e portanto do sistema universitário público; por outro há os que questionam os critérios de justiça adotados e argumentam que o sistema de cotas acaba por promover novas formas de exclusão, de discriminação e de injustiças sociais. Nossa proposta neste artigo é investigar a questão das políticas compensatórias na educação e do sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades públicas brasileiras e de que forma este se justifica como viável, justo e inclusivo a partir dos princípios da justiça elaborados pelo filósofo John Rawls e sua recepção no debate educacional brasileiro.Downloads
Downloads
Como Citar
ALBUQUERQUE, Edgar Domingo de; REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. TEORIAS DA JUSTIÇA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 37, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/594. Acesso em: 17 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.