REFORMAS EDUCACIONAIS NO CHILE: A VEZ DO AGENTE

Autores

  • Ariana Britto

Resumo

Argumenta-se que o Chile é o país onde foram experimentadas e avaliadas quase todas as políticas voltadas a melhoria da qualidade do ensino. Contudo, somente a partir dos anos 2000, passou a ser prioritário, na definição de uma agenda de políticas públicas a serem adotadas no país, o papel do agente. Os resultados apresentados ao longo do artigo ainda não nos permitem visualizar o melhor caminho a ser seguido em termos de reformas educacionais voltadas para a melhoria da qualidade do ensino. De um lado, os avanços obtidos por alunos chilenos em exames internacionais são modestos. De outro lado, houve melhoria no acesso de crianças e jovens ao ensino de qualidade, em especial nos níveis mais baixos de renda. Independentemente da rapidez com que está se dando a melhoria da qualidade da educação no Chile, os aspectos positivos parecem ser fruto do maior investimento em professores e, nesse sentido, reafirmariam o valor do modelo de educação adotado neste país.

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Como Citar

BRITTO, Ariana. REFORMAS EDUCACIONAIS NO CHILE: A VEZ DO AGENTE. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 37, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/596. Acesso em: 3 jul. 2024.