REFORMAS EDUCACIONAIS NO CHILE: A VEZ DO AGENTE
Resumo
Argumenta-se que o Chile é o país onde foram experimentadas e avaliadas quase todas as políticas voltadas a melhoria da qualidade do ensino. Contudo, somente a partir dos anos 2000, passou a ser prioritário, na definição de uma agenda de políticas públicas a serem adotadas no país, o papel do agente. Os resultados apresentados ao longo do artigo ainda não nos permitem visualizar o melhor caminho a ser seguido em termos de reformas educacionais voltadas para a melhoria da qualidade do ensino. De um lado, os avanços obtidos por alunos chilenos em exames internacionais são modestos. De outro lado, houve melhoria no acesso de crianças e jovens ao ensino de qualidade, em especial nos níveis mais baixos de renda. Independentemente da rapidez com que está se dando a melhoria da qualidade da educação no Chile, os aspectos positivos parecem ser fruto do maior investimento em professores e, nesse sentido, reafirmariam o valor do modelo de educação adotado neste país.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















