EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE ENTRE A BIOPOLÍTICA E A BIOPOTÊNCIA
Resumo
A biopolítica, para Michel Foucault, é a forma de poder que regulamenta e normaliza os modos de vida, e está intimamente ligada ao neoliberalismo e às formas de produção do capitalismo contemporâneo. É todo um conjunto de dispositivos, estratégias, capturas e ações que a forma-Estado tem à disposição para manter sua hegemonia nas sociedades de controle. Por sua vez, o conceito de biopotência pode ser compreendido como a recusa ao primado da verdade, a unificação dos sentidos de mundo e do fazer educativo. O presente texto busca fazer alguns questionamentos no que diz respeito ao fazer e pensar educação ambiental seja no exercício da biopolítica ou em suas possibilidades e “bio-potencialidades” de resistir ao constante assédio e sedução dos usos e compartilhamento dos poderes hegemônicos.Downloads
Downloads
Como Citar
BARCHI, Rodrigo. EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE ENTRE A BIOPOLÍTICA E A BIOPOTÊNCIA. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 37, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/597. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.