BIOPODER, BIOPOLÍTICA E MULTIDÃO: UMA ANÁLISE DO DESDOBRAMENTO CONCEITUAL DE FOUCAULT EM ANTONIO NEGRI
Resumo
Dos conceitos formulados por Foucault o de biopolítica certamente é um dos mais comentados e retomados por outros autores. Esse artigo procura examinar como o conceito de biopolítica é apropriado e utilizado no plano conceitual de Antonio Negri, renomado cientista político italiano de tradição marxista. Ao formular e entender o conceito de
multidão como um novo conceito de classe, ao efetuar uma separação teórica entre biopoder e biopolítica, ao retomar o paradigma do trabalho como local privilegiado de resistência, Negri acaba por reconduzir a multiplicidade das resistências a uma unidade totalizadora, deixando de investir na dimensão agônica das lutas políticas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















