Jesuítas e indígenas como professores e aprendizes de segunda língua
Abstract
Pensando nos primeiros contatos entre portugueses e índios que no Brasil viviam, este artigo pretende fazer alguns comentários especulativos, sob o ponto de vista da Lingüística Aplicada, de como pode ter sido o relacionamento entre os interlocutores brancos e índios, principalmente naqueles envolvendo a catequese e a aprendizagem de segunda língua, tanto por parte do índio quanto do branco. Tomarei como subsídio para os comentários, informações extraídas dos livros: Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre, Sermões e Cartas do Padre Antônio Vieira comentadas por Ivan Lins e o ensaio de Mecenas Dourado sobre o Diálogo da Conversão do Gentio, do Padre Manuel da Nóbrega, e idéias correntes da Lingüística Aplicada, sobre a aprendizagem de segunda língua.Downloads
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Published
2016-11-11
How to Cite
GOMES, Luiz Fernando. Jesuítas e indígenas como professores e aprendizes de segunda língua. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2661. Acesso em: 3 nov. 2024.
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