CRIANÇAS NA ERA DIGITAL: DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO
Abstract
O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre a mudança do nosso ambiente sociocultural. Na primeira parte, destaca-se essa mudança, que se baseia no desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, particularmente os aplicativos chamados 2.0. Essas ferramentas enfatizam alguns aspectos novos realmente interessantes do ponto de vista da educação. Elas são fáceis e baratas: não é necessário ter grandes competências para usá-las e são de fácil acesso – assim, organizações como as escolas podem adotá-los sem um custo muito alto. Além disso, essas tecnologias são interativas: através delas é possível falar, colaborar, compartilhar conteúdos com outras pessoas. Finalmente, o destaque ao sentido do que hoje em dia é conhecido como usuário ou produtor, User Generated Content: neste caso não há mais apenas leitores de mensagens, mas leitores que são também autores. Em língua inglesa, é crescente o uso do termo Prosumers, para referir se aos produtores que são também consumidores (producers + consumers). Na segunda parte, o artigo busca individualizar os principais problemas educativos nesta paisagem, apresentando três situações típicas que ocorreram em uma referida escola, mas que poderia acontecer em qualquer sala de aula do mundo. Por fim, a partir desses casos, situamos algumas sugestões e orientações para a intervenção educativa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-08-23
How to Cite
RIVOLTELLA, Pier Cesare; FANTIN, Monica. CRIANÇAS NA ERA DIGITAL: DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/464. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.