INVENÇÃO DA SAÚDE COLETIVA E DO CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE NO BRASIL: NOVA EDUCAÇÃO NA SAÚDE E NOVOS CONTORNOS E POTENCIALIDADES À CIDADANIA
Abstract
O ensaio tematiza o sistema brasileiro de saúde, tomando-o por uma vertente na ciência, a invenção da Saúde Coletiva, e outra na política, o controle social em saúde. Como característica comum e conexão entre ambas vertentes, a cidadania. A cidadania, de um lado aparece como luta e conquista materializada no Sistema Único de Saúde, desenho brasileiro de um sistema de saúde disputado no seio da sociedade; de outro, aparece como urgência de disseminação de uma cidadania por toda parte. Entendendo-se que a vitória por instâncias normativas de representação e participação não supera a exigência de uma aposta cotidiana nos espaços e tempos singulares em que cada indivíduo, grupo e coletivo social pede escuta, cuidado e a! rmação da vida. Na condição de novos contornos e potencialidades à cidadania, sob as lentes do setor da saúde, o ensaio formula e defende a emergência da educação na saúde como território vivo de conhecimentos e práticas e de con! guração de saber-fazeres, tópico especial às Ciências da Educação e grupo temático na Área de Saúde Coletiva nas Ciências da Saúde. O objetivo central é mostrar que a cidadania brasileira mudou critérios e valores em saúde, precisa agora de uma educação (formação e desenvolvimento pro! ssional e popular) que lhe corresponda.
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