Imaginário, horror e monstruosidade: o caso Frankenstein
Resumen
Este artigo objetiva realizar uma análise do que pode ser a imaginação e o imaginário, tendo a literatura de horror, especificamente a literatura gótica da escritora britânica Mary Shelley (1797-1851), como ponto de encontro entre real e irreal. A criação literária de o monstro de Frankenstein, criado pelo sonho de uma jovem, representa o poder de absorver e unir o que ocorre ao redor (descobertas científicas, filosóficas e políticas) ao poder da imaginação, para dar vida à monstruosidade. Através de pesquisa teórico-metodológica orientou-se pelas estratégias do pensamento complexo, reunindo-se simultaneamente vestígios do imaginário mundial consolidado, a obra de Mary Shelley e a história da monstruosidade. “O método é precisamente a escolha dos fatos”.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
CASTRO, Gustavo de; BRANDÃO, Verônica Guimarães. Imaginário, horror e monstruosidade: o caso Frankenstein. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 40, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1976. Acesso em: 5 feb. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.