Morando na lua: uma análise semiótica da interface entre ciência, arte e imaginação nas aulas de ciências da natureza
Resumen
Como seria morar na Lua? Esta foi a questão que propusemos aos alunos da disciplina Ciências da Natureza do Ciclo Básico de Grarduação, em uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com a participação de vinte grupos, com até cinco alunos, e foi realizada durante uma disciplina cuja temática principal era a Exploração Espacial, seja ela real, como a viagem do homem a Lua, ou ficcional, apresentada a partir de diferentes materiais midiáticos, como músicas e literatura. Nosso intuito foi investigar a relação entre física e imaginação presente no trabalho escrito realizado pelos alunos. Como resultado foi possível observar, com o auxílio da semiótica greimasiana, a presença de sete categorias temáticas, além de concepções alternativas sobre a vida na Lua, como a necessidade da existência de gravidade. Junto a isto, foi possível observar também que alguns alunos conseguiram relacionar a ideia de morar na Lua com elementos do seu curso de graduação.Descargas
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Cómo citar
RAMOS, João Eduardo Fernandes; GOMES, Emerson Ferreira; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Morando na lua: uma análise semiótica da interface entre ciência, arte e imaginação nas aulas de ciências da natureza. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 40, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1978. Acesso em: 12 mar. 2025.
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Artigos
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