História de um autista que viveu no final do século XIX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4806

Palabras clave:

autismo

Resumen

Esta resenha propõe expor como, em forma de romance, com apoio da psicanálise, sob o título: Arthur, um autista no século XIX, a autora expressa uma visão do autismo que se baseia também nas suas experiências profissionais. Escrito pela Professora do Instituto de Psicologia da USP, Maria Cristina Kupfer, que nos traz diante de inúmeras e inenarrável obras de fortíssima relevância sobre o autismo na visão da psicanálise, a obra é protagonizada por Arthur, uma criança dita autista que mora em uma pequena vila chamada Laterre, na França.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Santos, Universidade de São Paulo - USP

Psicanalista.Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade - USP. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sócio desde 2020 e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação em tempos de crise, educação e autoridade; ensino e transmissão. subjetividade da criança autista nos espaços escolares. Atualmente é Editor da Revista Impressa Análises de discurso.

Citas

KUPFER, Maria Cristina. História de um autista que viveu no final do século XIX. São Paulo: Editora Escuta, 2020

Publicado

2022-09-12

Cómo citar

SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana. História de um autista que viveu no final do século XIX. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022015, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id4806. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4806. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Resenhas