REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO: SABERES E PRÁTICAS

Autores

  • Tássio José da Silva
  • Ingrid Hotte Ambrogi

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar de que forma os princípios construtivistas expressos nos documentos oficiais da educação brasileira estão presentes na prática docente, mais especificamente no que se refere ao processo de aquisição da língua escrita. Nesta perspectiva, serão apresentados e analisados os discursos de professores de escolas públicas, municipais e estaduais, de Ensino Fundamental I da região metropolitana de São Paulo, identificando a percepção dos docentes acerca do planejamento de atividades de leitura e escrita. Este estudo de caso fundamenta-se em um corpo teórico desenvolvido a partir do livro “Psicogênese da língua escrita”, das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, precursoras dos princípios construtivistas no Brasil. Conclui-se que as práticas construtivistas, apesar de muito difundidas atualmente, são por muitas vezes interpretadas de forma errônea pelos docentes, interpretações que refletem no processo ensino aprendizagem da aquisição da língua escrita. Essas práticas são rotuladas como construtivistas, mas, como demonstraremos nesta investigação, seguem todo um arcabouço de métodos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2010

Como Citar

SILVA, Tássio José da; AMBROGI, Ingrid Hotte. REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO: SABERES E PRÁTICAS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/487. Acesso em: 16 abr. 2024.