O ANONIMATO DA VENDEDORA NO MERCADO E A PESQUISA COM IMAGENS: REINVENÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE SUJEITOS AFRO-DIÁSPORICOS
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a iconografia do séc. XIX, especialmente uma das fotografias de Ferrez: “A vendedora de verduras no mercado”. A partir dela, pretende-se fazer uma possível comparação com a fotografia de Octavius Hill, “A vendedora de peixes de New Haven”, ambas sob a perspectiva do anonimato. Deste modo, o artigo se preocupará em trazer visões de autores que debatem sobre fotografias; como Barthes (2011), Sontag (2004) e Flusser (2011). Compreende-se que esta imagem, a da Dama Quituteira de Ferrez, é significativa porque traz uma irresistível tentação de imaginar os moradores dessa época, no Rio de Janeiro antigo, pela perspectiva dos que foram “invisibilizados” na História.Downloads
Downloads
Como Citar
QUEIROZ, Cláudia. O ANONIMATO DA VENDEDORA NO MERCADO E A PESQUISA COM IMAGENS: REINVENÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE SUJEITOS AFRO-DIÁSPORICOS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 39, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1737. Acesso em: 16 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.