EM IMAGENS, TEMPO E PERSONAGEM DO CINEMA PÓS-MODERNO
Resumo
Dos tempos pós-modernos, escolhemos a ausência do sujeito como o movimentador da estrutura de significação do real e do mundo, e encontramos as teorizações de Gilles Deleuze sobre o cinema, em especial os conceitos de imagem movimento e imagemtempo. Com esses conceitos e as imagens de duas produções audiovisuais, realizamos a composição de um plano de pensamento extraído com/de o cinema. Perder de vista o real é imprescindível em uma condição de dissolução do mundo, melancólica e para a qual a realidade é incompreensível. Há perda de contato, perda de significado cujos efeitos são sentidos pela montagem e por uma narratividade sem limites, com imagens justapostas, que multiplicam as ações e as dispersam. Os encontros possíveis estão no intervalo entre imagens, no vazio e no silêncio. Em ambas as produções audiovisuais analisadas, a manutenção do mundo no momento em que ele está escapando trabalha com uma dimensão do olhar como prática de entrever, e, neste ponto, é esperançoso. Tenta capturar um pouco do real, como um caçador fugidio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-08-2010
Como Citar
ROMAGUERA, Alda; ODA, Pamela; AMORIM, Antonio Carlos. EM IMAGENS, TEMPO E PERSONAGEM DO CINEMA PÓS-MODERNO. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/470. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.