Visão atual das pesquisas nacionais sobre afetividade e ensino de física

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz
  • Ana Claudia Tasso dos Santos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo mapear o estado atual das investigações em afetividade e ensino de Física, para identificar os focos de interesse e apontar questões para futuras pesquisas. Ao total, foram investigados 3.508 artigos e resultados da análise indicaram a existência de nove artigos sobre a temática afetividade e ensino de Física, que foram considerados objetos de estudo. Depois de lidos e analisados, os artigos foram estruturados em categorias, correspondendo às componentes indicadas por Lafortune e Saint-Pierre (1995). Dessa análise, constatou-se que há um reduzido número de estudos na temática e que a prioridade está em investigações no campo da motivação e emoção. Os resultados suscitam investigações futuras referentes à produção internacional e inferem a necessidade de realizar estudos, considerando aspectos como atitudes, atribuição e confiança em si mesmo em relação ao ensino de Física.

Publicado
Nov 16, 2017
Como Citar
ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo; SANTOS, Ana Claudia Tasso dos. Visão atual das pesquisas nacionais sobre afetividade e ensino de física. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 711-733, nov. 2017. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/2907>. Acesso em: 20 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p711-733.
Seção
Artigos