Ações docentes no ensino de Filosofia no Ensino Médio

  • Cleder Mariano Belieri Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com a finalidade de investigar como o ensino de Filosofia pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico de alunos do Ensino Médio. Com base em aportes da Teoria Histórico-Cultural, foi elaborado um experimento didático, desenvolvido em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual paranaense. O experimento didático revelou que a narrativa como situação-problema, aulas dialogadas, discussão em grupo e leitura de textos clássicos de Filosofia são ações que favorecem a formação e o desenvolvimento nos estudantes de um pensamento mediado por conceitos filosóficos.

Publicado
Nov 16, 2017
Como Citar
BELIERI, Cleder Mariano; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Ações docentes no ensino de Filosofia no Ensino Médio. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 689-710, nov. 2017. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/2998>. Acesso em: 20 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p689-710.
Seção
Artigos