Ações docentes no ensino de Filosofia no Ensino Médio

Autores

  • Cleder Mariano Belieri Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p689-710

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com a finalidade de investigar como o ensino de Filosofia pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico de alunos do Ensino Médio. Com base em aportes da Teoria Histórico-Cultural, foi elaborado um experimento didático, desenvolvido em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual paranaense. O experimento didático revelou que a narrativa como situação-problema, aulas dialogadas, discussão em grupo e leitura de textos clássicos de Filosofia são ações que favorecem a formação e o desenvolvimento nos estudantes de um pensamento mediado por conceitos filosóficos.

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Biografia do Autor

  • Cleder Mariano Belieri, Universidade Estadual de Maringá

    Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Professor de Filosofia na Educação Básica da Rede Pública Estadual do Paraná.

  • Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e do Departamento de Teoria e Prática da Educação da mesma universidade, área de didática e prática de ensino.

Publicado

16-11-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ações docentes no ensino de Filosofia no Ensino Médio. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n3p689-710. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2998. Acesso em: 13 dez. 2025.