Crianças e jovens brasileiros no Japão:

educação, cultura e inquietudes

  • Nilta Dias Sophia University

Resumo

Nos movimentos migratórios, as pessoas querem e se esforçam para cruzar todas as fronteiras territoriais a fim de chegarem ao destino escolhido. Porém, lá chegando, nem todas querem ou conseguem atravessar fronteiras culturais e sociais para realmente se integrarem ao novo ambiente. No cotidiano escolar e também na vida diária de crianças e jovens brasileiros que vivem no Japão, muitas vezes, as diferenças culturais e linguísticas são transformadas em barreiras que delimitam as fronteiras entre japoneses e brasileiros. O cotidiano escolar japonês constitui um ambiente de aprendizado e treinamento para a vida na sociedade japonesa. Por outro lado, muitas instituições educacionais brasileiras no Japão representam não só a garantia de poder continuar os estudos no Brasil, mas principalmente uma forma de manter a língua portuguesa e a cultura brasileira.

Publicado
Nov 16, 2017
Como Citar
DIAS, Nilta. Crianças e jovens brasileiros no Japão:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 607-629, nov. 2017. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3157>. Acesso em: 20 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p607-629.
Seção
Dossiê - Inquietudes e fronteiras cotidianas em educação