Trabalho pedagógico no PIBID - Educação Física:

implicações para a formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p263-278

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico no PIBID - “Cultura esportiva da escola” e suas implicações para a formação inicial em Educação Física do CEFD/UFSM. Para a coleta das informações utilizou-se a Entrevista Semiestruturada, realizada com 10 participantes do subprojeto. Constatou-se que o trabalho pedagógico contribuiu para a formação inicial dos alunos participantes, através da aproximação da realidade escolar e das trocas de experiência, sendo mais qualificado que os estágios e as práticas de ensino. Entretanto, verificou-se que o trabalho pedagógico no subprojeto não repercutiu diretamente no curso de Educação Física do CEFD pela falta de articulação das ações do subprojeto PIBID com o Projeto Pedagógico de Curso.

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Biografia do Autor

Daiane Dalla Nora, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Educação Física?Licenciatura (2011). Especialista em Educação Física Escolar (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Física (2015) pela UFSM. Atualmente é Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação e professora da rede municipal de Santa Maria.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em Educação Física; Mestre em Educação Física; Doutor em Educação Física. Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do CEFD/(UFSM).

Publicado

30-04-2019

Como Citar

DALLA NORA, Daiane; RIBAS, João Francisco Magno. Trabalho pedagógico no PIBID - Educação Física:: implicações para a formação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n1p263-278. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3199. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos